Rússia Clássica com Guia em Português

Abril a Setembro 2020 -Rússia - 8 Dias / 2 ou 12 Refeições - Moscovo / S. Petersburgo -
Desde 1225.00 €
(Taxas Incluídas)

PDF


Itinerário

1º DIA SA – PORTO OU LISBOA – S. PETERSBURGO

Comparência no aeroporto 120 minutos antes da partida do voo indicado. Formalidades de embarque e partida com destino a S. Petersburgo. Chegada e transfer ao hotel. Resto de dia livre. Alojamento.

2º DIA MP – S. PETERSBURGO

Pequeno-almoço. Visita panorâmica de São Petersburgo com guia local em português. Janela da Rússia para a Europa, a cidade foi fundada em 1703 pelo Czar Pedro, “o Grande”, e foi capital do país por mais de dois séculos. Admire a Avenida Nevsky, com os Palácios Anitchkov, Stroganov, Belozersky e a Catedral Ortodoxa de Nossa Senhora de Kazan, e atravesse os rios e canais que fazem da cidade uma “Veneza do Norte”. Veja a Igreja de São Salvador, de inconfundível estilo russo, e o antigo Palácio de Inverno, transformado num dos maiores e mais importantes museus do mundo – o Hermitage. Do outro lado do rio Neva poderá avistar a silhueta da Fortaleza de Pedro e Paulo, para a qual foram enviados os presos políticos durante a época dos czares e onde também esteve encarcerado Lenine na véspera da Revolução Russa. Visita desta fortaleza com destaque para a pequena igreja, guardiã do túmulo do fundador da cidade e dos czares da dinastia Románov. Continuação do passeio de autocarro, admirando o “bairro de Dostoievski”, a modesta casa de madeira de Pedro, “o Grande”, o ancorado “Aurora”, navio da antiga marinha imperial que deu o sinal para o início da Revolução Russa com um disparo de canhão; ao Ministério da Marinha, ao edifício do Senado, à Catedral de São Isaac e à praça Teatrálnaya, onde ficam os edifícios do Conservatório e do Teatro Mariinsky. Breve paragem para visitar a Igreja de Nossa Senhora de Vladimir, uma surpreendente combinação dos estilos barroco e neoclássico; e do Mercado de Kuznechny, um pequeno mercado local onde é possível encontrar alguns dos melhores produtos da Rússia e dos países vizinhos. Almoço em restaurante local. Transfer ao hotel e tarde livre. Jantar (Opção TI) e alojamento.

3º DIA APA – S. PETERSBURGO

Pequeno-almoço. Dia livre. Almoço (Opção TI) em restaurante local.

Opção TI: De tarde, visita do Hermitage, uma das principais atrações da cidade. Fundado em 1764 por Catarina, “a Grande”, o museu conta com mais de três milhões de peças de arte, incluindo obras-primas assinados pelos maiores nomes da pintura mundial: Leonardo da Vinci, Rembrandt, Gauguin, Matisse, Van Gogh, etc. Jantar (Opção TI) e alojamento.

4º DIA APA – S. PETERSBURGO – MOSCOVO

Pequeno-almoço. Tempo livre. 

Opção TI: Visita da imponente Catedral da Trindade, uma obra-prima da arquitetura clássica e um dos maiores edifícios religiosos de São Petersburgo. Destaque para a cúpula azul de madeira, com 80 metros de altura e visível a 20 km de distância, a segunda maior da Europa.

De seguida, excursão a Pavlovsk e visita ao Palácio de Paulo e Parque. Aprecie o requinte dos seus salões, a harmonia das cores, a elegância das suas lareiras de mármore, a grande coleção de porcelana e pinturas, assim como objetos de marfim. O grande parque de 600 hectares, terreno de caça imperial, é uma obra-prima da arquitetura paisagística na Europa. De seguida, visita do exterior do Palácio de Catarina em Pushkin, uma pequena cidade a 30km de S. Petersburgo. É aqui que poderá encontrar uma das mais belas residências imperiais: o Palácio de Catarina, esposa de Pedro, “o Grande”. A sublime arquitetura do palácio, que vai do rococó ao neoclássico, é refletida no exterior através dos jardins em estilo francês, com avenidas simétricas e um parque paisagístico em estilo inglês. Almoço* (Opção TI) em restaurante local e regresso a S. Petersburgo.

Em hora a indicar, transfer à estação ferroviária para embarcar em comboio de alta velocidade com destino a Moscovo (3h45 de viagem aproximadamente – sem guia). Chegada e transfer ao hotel. Jantar frio (Opção TI) no quarto e alojamento.

5º DIA MP – MOSCOVO

Pequeno-almoço. Por volta das 9h (hora a reconfirmar localmente), encontro com o guia local na receção do hotel e saída para visita panorâmica com guia local em português. Descubra amplas avenidas como a famosa Tverskaya e a "Colina dos Pardais", coroada pelo famoso arranha-céu de inspiração estalinista onde se encontra a Universidade Lomonosov. A partir deste ponto poderá admirar uma vista fantástica da cidade. Breve paragem no famoso Mosteiro Novodevichy, contemplando o lago que serviu de fonte de inspiração para o grande clássico de ballet “Lago dos Cisnes” de Tchaikovsky. De seguida, passagem pelo Parque da Vitória, construído após a Segunda Guerra Mundial, e pelas avenidas que contornam o rio Moscovo com vista para a “Casa Branca”, sede do governo russo. Continuação do passeio pela rua Arbat, uma movimentada rua pedonal no coração do centro histórico, popular ponto de encontro dos moscovitas. Continuação da panorâmica com passagem em frente à Catedral de São Salvador, ao Parlamento Russo, ao famoso Teatro Bolshoi e o imponente edifício "Lubyanka", sede do antigo KGB. Chegada à Praça Vermelha, Património da Humanidade, através das ruas do antigo bairro de “Kitai-Gorod”. A icónica praça moscovita é assim designada por causa da cor dos tijolos dos edifícios que a rodeiam: o Museu de História, as muralhas do Kremlin, o Mausoléu de Lenine e a Catedral de São Basílio, com as suas majestosas cúpulas multicoloridas. Almoço em restaurante local. Transfer ao hotel e resto de tarde livre para continuar a conhecer a capital russa. 

Opção TI: De tarde, passeio a pé pelo centro histórico. Entrada nas históricas galerias comerciais “GUM” e passagem pelo Jardim de Alexandre, o mais antigo de Moscovo, e pelo Túmulo do Soldado Desconhecido. A caminhada termina junto às muralhas do Kremlin. Finalmente, visita do impressionante Metro de Moscovo, o “Palácio do Povo”. Com 200 km de linhas e 145 estações, o sistema de metro foi apresentado pelo governo soviético, em 1935, como grande símbolo do progresso tecnológico e industrial do regime. Regresso ao hotel. 

Jantar (Opção TI) e alojamento. 

6º DIA APA – MOSCOVO

Pequeno-almoço. Dia livre. 

Opção TI: Visita do Kremlin, antiga residência de czares. Dentro desta fortaleza, construída entre os séculos XII e XV, estavam concentrados os poderes militar, civil e religioso do Império Russo e não faltam evidências da glória e ostentação dessa época dourada. Admire o “Sino Zarina”, o maior do mundo, e o “Canhão do Czar”, forjado por Andréi Tchokhov. Conheça a famosa Praça das Catedrais, uma jóia arquitetónica ladeada pelas catedrais de S. Miguel Arcanjo, da Anunciação e a da Assunção, local das coroações dos czares. Almoço (Opção TI) em restaurante local. De tarde, visita da catedral de Cristo Redentor, uma imponente igreja ortodoxa construída para celebrar a vitória russa frente às tropas de Napoleão. Foi totalmente destruída em 1931, por ordem de Estaline, para dar lugar ao “Palácio dos Sovietes”, um prédio com mais de 400 metros coroado com uma estátua colossal de Lenine. O projeto foi abandonado devido a infiltrações de água e a antiga catedral transformou-se então na maior piscina pública do mundo. Após a queda do comunismo, a catedral foi reconstruída de acordo com o modelo original, tendo sido reinaugurada em 2000. 

Continuação até à Galeria Tretyakov com passagem de autocarro pelos bairros “Outubro Vermelho”, onde nasceu a lendária fábrica de chocolates Outubro Vermelho (atualmente localizada fora do centro), fornecedora oficial da família imperial e do Exército Vermelho; e Zamoskvorechye, área histórica onde se estabeleceram os comerciantes e mercadores do século XVIII. Finalmente, visita da Galeria Tretyakov, galeria que nos abre as portas da coleção particular de arte russa, sagrada e secular, do famoso comerciante Pavel Tretyakov. Regresso ao hotel. 

Jantar (Opção TI) e alojamento.

7º DIA APA – MOSCOVO

Pequeno-almoço. Dia livre. 

Opção TI: Excursão a Sergiyev Posad e visita ao Mosteiro. Localizado cerca de 70 km a nordeste da capital russa, na rota imperial do “Anel de Ouro”, Sergiyev Posad é um dos mais importantes centros da religião ortodoxa. Lugar de peregrinação, sede e residência do grande patriarca de toda a Rússia, o mosteiro fortificado da Trindade São Sérgio é conhecido como o "Vaticano Russo". Almoço (Opção TI) em restaurante local. De tarde, visita de Izmailovo, uma povoação famosa pelo seu grande mercado. Além das tradicionais bonecas russas – “matrioskas”, poderá encontrar souvenirs ligados ao período soviético e peças de artesanato de diferentes regiões russas. Admire ainda vários edifícios que representam a arquitetura tradicional russa, construídos em pedra e em madeira. Regresso a Moscovo e visita do Monumento aos Conquistadores do Espaço, em plena Avenida dos Cosmonautas. Situada no VDNKH (Centro Panrusso de Exposições), esta ampla avenida está repleta de estátuas dedicadas às figuras que marcaram a conquista espacial soviética e russa. Admire a característica arquitetura soviética num dos lugares preferidos pelos russos para passear em família ao fim-de-semana. Jantar (Opção TI) e alojamento.

8º DIA PA – MOSCOVO – LISBOA OU PORTO

Pequeno-almoço. Dependendo do horário de voo, possível tempo livre até ao transfer para o aeroporto. Formalidades de embarque e partida em voo com destino à sua cidade de origem, via uma cidade europeia. Chegada. Fim dos nossos serviços.


Notas

SERVIÇOS INCLUÍDOS:
- Pequeno-almoço (Buffet na maioria dos hotéis)
- 2 ou 12 Refeições - Opção TI (sem bebidas)
- Transfers aeroporto/hotel/aeroporto só com transferista
- Comboio diurno de alta velocidade em classe económica – S. Petersburgo a Moscovo (a viagem entre as duas cidades é feita sem guia)
- Guias locais em português
 
Visita e/ou excursões com guia local em português (segundo itinerário):
- Panorâmicas de Moscovo e S. Petersburgo
- Visita da Fortaleza de Pedro e Paulo
- Mercado Kuznechny
- Igreja de Nossa Senhora de Vladimir
 
VISITAS EXTRA NA OPÇÃO TUDO INCLUÍDO:
- Passeio a pé pelo centro histórico de Moscovo;
- Metro de Moscovo;
- Kremlin;
- Catedral de Cristo Redentor;
- Galeria Tretyakov
- Excursão a Sergiyev Posad e visita ao Mosteiro da Trindade São Sérgio;
- Izmailovo;
- Monumento aos Conquistadores do Espaço e VDNKH;
- Hermitage;
- Catedral da Trindade;
- Excursão a Pavlovsk e visita ao Palácio de Paulo e Parque;
- Exterior do Palácio de Catarina em Pushkin;
 
VISTO NÃO INCLUÍDO 
Os clientes portugueses que desejam viajar para a Rússia têm de obter um visto para entrada no país.
A Viagens Tempo encarrega-se do processo de obtenção do visto, devendo o cliente, através da sua agência de viagens, disponibilizar a seguinte documentação:
Passaporte original com uma validade mínima de 6 meses à data de regresso;
2 Fotografias atuais, tipo passe, (3,5 mm de comprimento por 4,5 mm de altura) a cores e com fundo branco;
O formulário preenchido e assinado (assinatura deverá ser igual à do passaporte) e impresso frente e verso. Este deverá ser obrigatoriamente preenchido em http://visa.kdmid.ru. Deve ser ainda selecionada a opção “VFS” para submissão do mesmo. 
Nota Importante: O preço do visto é calculado mediante o tempo de antecedência com que o passaporte chega ao consulado russo. 
VISTO NORMAL – 15 ou mais dias úteis antes da data de partida na posse da Viagens Tempo: 100€ por pessoa.
VISTO URGENTE – Entre 8 e 14 dias úteis antes da data de partida na posse da Viagens Tempo: 165€ por pessoa.
 
A ordem do itinerário pode alterar sem comprometer o programa previsto.
 
Tarifa base Lufthansa em classe L. Taxas de aeroporto (sujeitas a alterações) no valor de 150€.
Em caso de não disponibilidade desta companhia ou classes serão sempre dadas alternativas de voos de acordo com a melhor solução encontrada à data do pedido de reserva  
Suplementos aéreos sujeitos a alteração no momento de reserva. Os voos selecionados poderão não incluir bagagem de porão.