Itinerário
NOVIDADE
1º DIA SA LISBOA / EREVAN
Comparência no aeroporto 150 minutos antes da partida. Formalidades de embarque e saída em voo com destino a Erevan, capital da Arménia, via cidade de conexão. Chegada, após formalidades alfandegárias, encontro com o nosso representante local. Transporte para o hotel selecionado em Erevan. Alojamento.
2º DIA PC EREVAN – VERNISSAGE – EREVAN
Pequeno-almoço. Início do tour pela cidade de Erevan, fundada em 782 a.C., sendo uma das cidades mais antigas do mundo. O centro foi dominado por enormes edifícios de estilo soviético, mas atualmente surgem muitas construções modernas. Durante o circuito, visita à Praça da República, desenhada segundo o estilo tradicional da arquitetura arménia, incluindo a Casa do Governo, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, os Correios Centrais e a Galeria Nacional de Arte. Também será possível ver a “Estátua do Gato”, do famoso escultor Fernando Botero, localizada no museu ao ar livre e centro de arte moderna Cafesjian, no Complexo Cascade. Subida pela Cascata para apreciar a vista panorâmica da cidade e da Ópera de Erevan. Continuação até ao centro da cidade para visitar o Vernissage, um mercado ao ar livre que parece um museu vivo. Aos sábados e domingos, artesãos exibem trabalhos em prata, ouro, pedra, madeira, cerâmica, bordados, tapetes, bonecas em trajes tradicionais e diversos souvenirs. É o local perfeito para sentir a essência da Arménia e a fusão entre tradição e modernidade. Almoço durante as visitas. Jantar com espetáculo musical. Alojamento.
3º DIA PC EREVAN – GEGHARD – GARNI – EREVAN
Pequeno-almoço. Saída para o mosteiro de Geghard, parcialmente escavado na montanha e rodeado por falésias, incluído na lista do Património Mundial da UNESCO. Fundado no século IV por Gregório, o Iluminador, no local de uma nascente sagrada. A igreja principal foi construída em 1215. Possibilidade de assistir a um concerto coral no mosteiro. Continuação para Garni, a 32 km da capital, famoso pelo templo pagão do século I d.C., dedicado ao deus Mitra. É o único vestígio da cultura pagã preservado na Arménia. Após a adoção do cristianismo em 301, Garni tornou-se residência de verão dos reis arménios. Perto do templo, encontram-se ruínas do palácio real e dos banhos com mosaicos impressionantes. Almoço numa casa local, com demonstração da preparação do pão tradicional “lavash” em forno subterrâneo “tonir”, reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial. A cerca de 60km ao norte encontra o Lago Sevan, o maior lago alpino do mundo. Este enorme lago montanhoso, que ocupa 5% da área de superfície da Arménia, está a cerca de 2.000 metros acima do nível do mar e é o segundo maior lago de água doce do mundo. A beleza da paisagem e a água cristalina são condições agradáveis para um excelente descanso. O mosteiro da península: Sevanavank (fundado em 874 d.C.), é o destino mais popular e o local mais próximo para visitar. Regresso a Erevan. Jantar e alojamento.
4º DIA PC EREVAN – ECHMIADZIN – ZVARTNOTS – ESPETÁCULO TONATSUYTS – EREVAN
Pequeno-almoço. Visita à Catedral de Echmiadzin reconhecida como a primeira igreja cristã do mundo e Património Mundial da UNESCO. No museu guardam-se relíquias veneradas da Igreja Apostólica Arménia. Visita às ruínas do templo de Zvartnots (“anjos celestiais”), magnífico exemplo da arquitetura do século VII e Património Mundial da UNESCO. Continuação para Byurakan, onde assistiremos ao espetáculo folclórico Tonatsuyts, que recria rituais ancestrais. Participação numa aula de cozinha tradicional arménia. Regresso a Erevan. Jantar e alojamento.
5º DIA PC EREVAN – AULA DE DUDUK – KHOR VIRAP – ADEGA DE VINHOS – NORAVANK – EREVAN / …
Pequeno-almoço. Participação numa aula de Duduk, instrumento tradicional arménio, com explicação sobre fabrico artesanal e técnicas de execução. Partida em direção ao mosteiro de Khor Virap, cujo nome significa "poço profundo", leva-o a um dos destinos turísticos mais emblemáticos, com uma vista impressionante para o Monte Ararate (símbolo nacional reverenciado como o local de repouso da Arca de Noé). Este mosteiro ocupa um lugar destacado na história do país devido ao seu vínculo com São Gregório, o Iluminador, que, no século IV, foi encarcerado aqui durante 13 anos pelo rei Tiridates III. A lenda conta que o rei, quem tinha caído na loucura, foi curado por Gregório, o que permitiu a aceitação do cristianismo como religião estatal na Arménia no ano 301, convertendo-se assim no primeiro país cristão do mundo. Posteriormente, haverá a oportunidade de visitar uma adega local, e exploraremos o vinhedo onde se cultivam as uvas autóctones, como a casta Areni, que são a base da produção regional. Durante o percurso, aprenderemos sobre o processo de vinificação, desde a colheita até ao engarrafamento, enquanto desfruta de uma degustação guiada dos vinhos da região, que são uma verdadeira jóia da gastronomia arménia. Continuação com a visita ao mosteiro de Noravank, um importante centro religioso e cultural do século XII, conhecido pela sua arquitetura única e os seus khachkars (cruzes de pedra). Noravank, que significa “Novo Mosteiro”, encontra-se num ambiente de impressionante beleza natural, numa localização isolada e de difícil acesso. O mosteiro está localizado num pitoresco desfiladeiro do afluente do rio Arpá, sobre um penhasco rodeado por admiráveis formações rochosas vermelhas que destacam pela sua beleza e singularidade. Em 1996, o mosteiro de Noravank foi incluído na lista provisória do Património da Humanidade da UNESCO, reconhecendo a sua importância histórica e cultural. Regresso a Erevan. Almoço durante as visitas. Jantar. Em hora a combinar localmente, transfer para o aeroporto. Formalidades de embarque e saída em voo com destino à sua cidade de origem, via cidade de conexão. Noite a bordo.
6º DIA … / LISBOA
Chegada e Fim dos nossos serviços
Notas
6 Dias (4 noites) / 8 Refeições
Partida sujeita a número mínimo de participantes.
Os preços incluem:
- Voo ida e volta em classe económica LH e SN (inclui bagagem)
- Taxas de aeroporto (sujeitas a alteração)
- Transporte e transfers conforme programa
- Estadia 4 noites no Golden Palace 5* ou similar
- Refeições conforme programa, nos hotéis ou restaurantes locais, com menus de grupo pré determinados de acordo com a gastronomia local, com pratos fixos não incluindo bebidas nem dietas especiais: 4 almoços + 1 jantar de boas-vindas com espetáculo musical + 3 jantares no hotel
- Guia cultural em espanhol
- 1 concerto coral em Geghard
- 1 espetáculo folclórico
- 1 aula de cozinha
- 1 aula de lavash
- 1 workshop de duduk
- 1 prova de vinhos
- 1 garrafa de água mineral por dia/pessoa
- Acompanhamento Viagens Tempo desde Portugal à saída do Porto ou de Lisboa (a informar)
- Todas as visitas e entradas mencionadas no programa como incluídas
- Seguro Viagens incluindo as condições especiais para cancelamento antecipado e interrupção de viagem conforme apólice
- Assistência telefónica 24 horas
- Condições gerais conforme programação V. Tempo Europa
Excluindo:
- Bebidas
- Extras de carácter pessoal na viagem, nos hotéis, nos restaurantes e todos os serviços não indicados
Destaques do Itinerário:
Cultura milenar numa das cidades mais antigas do mundo
• Exploração completa de Erevan, fundada em 782 a.C., combinando herança soviética, arquitetura tradicional e um cenário artístico moderno.
Experiências imersivas e autênticas
• Aula de Duduk, o emblemático instrumento arménio.
• Demonstração do pão tradicional Lavash numa casa local.
• Espetáculo folclórico Tonatsuyts, recriando rituais ancestrais.
• Aula de cozinha tradicional com participação ativa.
• Visita a uma adega local, com prova de vinhos arménios e contacto com castas autóctones, como a Areni.
Património Mundial da UNESCO
• Mosteiro de Geghard, parcialmente escavado na rocha.
• Templo de Garni, o único templo pagão preservado na região.
• Catedral de Echmiadzin, considerada a primeira igreja cristã do mundo.
• Ruínas de Zvartnots, um ícone da arquitetura do século VII.
• Mosteiro de Noravank, num desfiladeiro impressionante de rochas vermelhas.
Paisagens naturais de tirar o fôlego
• Lago Sevan, o maior lago alpino do mundo, a 2.000 metros de altitude.
• Vista privilegiada para o Monte Ararate, símbolo nacional.
• Desfiladeiros, penínsulas e cenários montanhosos únicos da Arménia.
Rota sagrada e histórica
• Khor Virap, local onde São Gregório, o Iluminador, esteve preso e que marca o início do cristianismo na Arménia (primeiro país a adotar esta religião em 301 d.C.).