Norte da Índia

De Outubro a Março 2024 - Índia - 10 Dias / 7 Refeições - Nova Deli / Jaipur (Amber) / Fatehpur Sikri / Agra / Orchha / Khajuraho / Varanasi
Desde 2305.00 €
(Taxas Incluídas)

Itinerário

1º DIA        SA – LISBOA ou PORTO / … / NOVA DELI

Comparência no aeroporto 3 horas antes da partida. Formalidades de embarque e partida em voo com destino a Nova Deli, via cidade (s) de conexão. Chegada, formalidades aduaneiras e transfer ao hotel. Dependendo do horário do voo, resto de dia livre na capital da Índia, uma cidade moderna com uma longa história contada em diversas lendas. Foi a partir daqui que sucessivas dinastias hinduístas, muçulmanas e mogóis governaram a Índia. Mais tarde, também os britânicos, orientados por Sir Edwin Lutyens, criaram aqui a sua capital encantada. Testemunhe o caos da capital indiana, uma experiência sensorial e espiritual única, perfumada pelo aroma intenso das especiarias e colorida pelos saris e turbantes das multidões que preenchem as ruas. Alojamento. 

2º DIA        MP – NOVA DELI    

Pequeno-almoço. Saída para descobrir as ruas e monumentos de Deli. Paragem para tirar uma fotografia no Forte Vermelho e visita de Jama Masyid, uma das maiores e mais movimentadas mesquitas da Índia. Localizada na área central de Nova Deli, foi mandada construir pelo imperador mogol Shah Jahan no século XVII. De seguida, visita de Raj Ghat, memorial onde se encontram as cinzas de Gandhi, e continuação com uma panorâmica da imponente Porta da Índia, do Palácio Presidencial e do Parlamento. Visita do Templo Sikh, um antigo palácio em mármore que foi convertido num dos principais centros de peregrinação de Deli. Sente-se na sala de orações (durante 10 minutos) para observar os visitantes e escutar a oração. (opcional PC almoço em restaurante local). De seguida, realização de uma incursão na nova parte de Deli para conhecer o Qutab Minar, o minarete de tijolo mais alto do mundo; e a Coluna de Ferro, resistente à ferrugem após 1500 anos de história. Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.   

3º DIA        MP – NOVA DELI / JAIPUR (256 km)

Pequeno-almoço. Por volta das 7h30, saída pela estrada com destino a Jaipur, a cidade rosa do Rajastão e uma das mais pitorescas do mundo. Construída segundo os cânones do Shilpa Shastra, o antigo tratado hinduísta de arquitetura, Jaipur está dividida em sete setores retangulares. Uma maravilha do urbanismo do século XVIII, altura em que a Europa ainda não tinha desenvolvido um sistema de ordenamento do território urbano similar. Rodeada de abruptas colinas em três dos seus pontos cardeais, a cidade está protegida por um poderoso muro fortificado com sete portas. (opcional PC almoço em restaurante local). De tarde, visita ao Patrika Gate, um lugar pitoresco para tirar fotografias e visita panorâmica por Jaipur, com passagem pelo Albert Hall (vista exterior), palácio construído pelo marajá de Jaipur para comemorar a visita do rei Jorge de Inglaterra. Para finalizar, visita do templo hinduísta de Birla, assistindo ao ritual cerimonial. Jantar e alojamento.  

4º DIA        MP – JAIPUR (AMBER)

Pequeno-almoço. Passeio panorâmico pelas zonas residenciais e de negócios de Jaipur, pesando pela Hawa Mahal, também conhecido como o Palácio dos Ventos, um dos monumentos conhecidos da cidade. Erigido em 1799, a sua construção tem vindo a impressionar os apaixonados da arte e da arquitetura, ao ponto de o edifício se ter tornado o mais famoso e um verdadeiro símbolo da capital do Rajastão. Mandado construir por ordem do marajá Sawai Pratap Singh, neto do marajá que fundou Jaipur, o Palácio dos Ventos foi construído, com a finalidade de permitir às mulheres do seu harém observar o movimento, a animação e as procissões das ruas sem que as pessoas se apercebessem. Naquela época, as damas da corte de Rajput não estavam autorizadas a aparecer em público nem à frente de estranhos. O Palácio dos Ventos dava-lhes, por isso, alguma sensação de liberdade e uma oportunidade de estarem em contacto com o mundo sem quebrar as regras. Este é o mais emblemático exemplar da arquitetura Rajput. A denominação “Hawa Mahal” (“Palácio dos Ventos”) deve-se à existência de centenas de janelas na fachada, que possibilitam que uma brisa circule no interior do edifício e o mantenha fresco até mesmo nos meses mais quentes. E seguida, realização de uma excursão ao Forte de Amber, antiga capital do Estado até 1728. Passeio de elefante* até ao cimo da colina onde se ergue o palácio fortificado. Deixe-se conquistar pelos pavilhões adornados com pinturas e filigranas de mármore. (opcional PC almoço em restaurante local). Regresso a Jaipur e visita panorâmica para descobrir a cidade rosa do Rajastão. Conheceremos o Observatório Astronómico que o marajá fundador da cidade construiu e o qual expõe grande parte dos instrumentos que este desenhou. De seguida visita do Palácio do Marajá, antiga residência real e atualmente um museu. Jantar e alojamento.

Nota)*Uma vez que há um número limitado de elefantes com licença em Forte Amber e que não é possível reservar previamente estes passeios, a excursão realizar-se-á de manhã cedo. No entanto, caso não haja elefantes suficientes, dado o elevado número de turistas, a subida ao Forte será feita a bordo de um jeep.

5º DIA        MP – JAIPUR / TEMPLO DOS MACACOS / ABHANERI / FATEHPUR SIKRI / AGRA

Pequeno-almoço. De manhã, pelas 07h30, saída até Agra, passando pelo Templo Galtaji, também conhecido como “Templo dos Macacos”. Localizado nas redondezas de Jaipur, este é um complexo de templos de peregrinação, sendo uma das suas principais atrações uma nascente natural que desce do topo da colina. Este é um retiro tranquilo no meio da natureza que oferece vistas hipnotizantes das colinas Aravali e um ambiente verde e sereno, mesmo local onde residem colónias de macacos uma das maiores atrações do local. Continuação para Abhaneri. Passagem pelo Chand Baori, um poço famoso situado em frente ao Templo Harshsat Mata, um dos maiores e mais profundos da Índia, construído no século IX e tem 3300 degraus, 13 níveis e 30 metros de profundidade. Reconstruído no século X, foi uma solução prática para o problema da água nesta zona da Índia, onde o clima árido obrigava a população local a escavar fundo para encontrar cursos de água subterrâneos. Diz a lenda que o edifício foi construído por fantasmas numa única noite. Continuação a Fatehpur Sikri, conhecida como a “cidade fantasma”. Construída pelo imperador Akbar, em 1569, esta cidade foi abandonada quando deixou de ser possível abastecê-la com água. Os edifícios desta antiga capital imperial estão num incrível estado de conservação, nomeadamente o túmulo de Salim Chisti e o Panch Mahal. (opcional PC almoço em restaurante local). Chegada a Agra, capital do Império Mogol entre 1556 e 1658, e check-in no hotel. Jantar e alojamento.

6º DIA        MP – AGRA

Pequeno-almoço. De manhã cedo, visita do Taj Mahal (fechado às sextas-feiras), uma das sete maravilhas do mundo e um monumento ao amor. Construída pelo Imperador Shah Jehan para servir de mausoléu à sua esposa, Mumtaj Mahal, esta maravilha arquitetónica em mármore branco é o resultado do trabalho de artesãos de várias partes do globo. De seguida, visita do Forte de Agra, situado em pleno centro da cidade e um reflexo da arquitetura indiana durante o governo dos Imperadores Akbar, Jehangir e Shah Jahan. Dentro do complexo poderá encontrar algumas interessantes estruturas como o Jehangiri Mahal, o Anguri Bagh, o Khas Mahal e a mesquita Moti Masjid. (opcional PC almoço em restaurante local). Tarde livre para se perder no vaivém de bicicletas, carroças e carros antigos, cruzando-se com as vacas sagradas e desvendando a herança cultura e arquitetónica de Agra. Levante o véu da pobreza e da sujidade e descubra uma cidade exótica e colorida de sorriso no rosto. Jantar e alojamento. 

Opcional: Espetáculo Musical de Taj Mahal no Teatro Kalakriti das 18h30 às 20h00 (pago diretamente).

7º DIA        MP – AGRA – ORCHHA (de comboio até Jhansi) – KHAJURAHO 

Pequeno-almoço. De manhã, transfer à estação de caminhos-de-ferro para embarque num comboio Shatabdi Express com destino a Jhansi. Chegada e continuação de viagem em autocarro até Orchha (16 km), uma povoação histórica situada na margem do rio Betwa. Breve visita da povoação. (opcional PC almoço em restaurante local). A magnificência de Orchha foi gravada em pedra e congelada no tempo, tendo um legado rico em arte e esplendor. Nesta cidade medieval, a mão do tempo escovou suavemente os palácios e templos construídos pela dinastia Bundela nos séculos XVI e XVII até à perfeição. Fundada no século XVI pelo chefe Rajput Bundela, Rudra Pratap, que escolheu este pedaço de terra ao longo do rio Betwa como o local ideal para erigir a sua capital. Continuação até Khajuraho (3 horas) para desvendar os segredos e encantos de um dos conjuntos de templos mais fantásticos da Índia. Construídos entre os séculos X e XI pelos reis Chandela, os templos de Khajuraho mostram que é possível ligar a religião ao erotismo e são mundialmente conhecidos pela representação lasciva da vida na época medieval. Chegada e check-in no hotel. Jantar e alojamento. 

8º DIA        MP – KHAJURAHO / VARANASI (voo doméstico)

Pequeno-almoço. De manhã, visita dos templos de Khajuraho, Património da Humanidade pela UNESCO. Contemple as impressionantes esculturas eróticas que adornam o exterior dos templos e viaje até ao passado desta região. Construídos pelos reis Chandela entre 950 e 1050 d.C. O mais importante é o templo Chaunseth Yogini, dedicado à deusa Kali. Também são majestosos os templos delicados a Vishnu e a Shiva. (opcional PC almoço em restaurante local). Transfer ao aeroporto e embarque em voo com destino a Varanasi, a cidade mais sagrada da Índia. Chegada e transfer ao hotel. De tarde, visita do templo Bharat Mata (a personificação da Índia enquanto Deusa-Mãe), o guardião de um impressionante mapa do país esculpido em mármore. Continuação até à margem do Ganges para assistir à cerimónia Aarti, um momento mágico de elevação espiritual que ilumina o rio ao pôr-do-sol. Assista aos devotos que oferecem uma pequena diya a Maa Ganga, a deusa do rio mais sagrado do país, e observe as velas e flores a flutuar no Ganges. Jantar e alojamento. 

Nota: Em virtude de existirem apenas 2 voos diários entre Khajuraho e Varanasi (14H05 e 16h00) e na eventualidade de apenas se conseguir confirmar o voo mais tarde, os clientes poderão não conseguir ver a totalidade da cerimónia de Aarti no período de Inverno (De Outubro a Março). Esta cerimónia dura 45 minutos e tem início com o pôr-do-sol. No período de Verão (Abril a Setembro) tem início entre as 18h45 e as 19h00 e no período de Inverno (Outubro a Março) entre as 18h00 e as 18h15. 

9º/10º DIA    PA – VARANASI / NOVA DELI / … / LISBOA ou PORTO

Ao nascer do dia, realização de um passeio de barco no rio Ganges (dependente das condições meteorológicas) para testemunhar os rituais de purificação que têm lugar nos “ghats”. É aqui que milhares de crentes lavam a vida de pecados e realizam oferendas aos deuses. Assistir aos banhos nos “ghats” do rio Ganges é uma experiência única, admirando as cores, os rostos e os cheiros de Varanasi. Desembarque e percorra o labirinto de ruelas, conhecendo os cenários que marcam a vida simples desta cidade. Regresso ao hotel. Pequeno-almoço. Check-out até às 12h e tempo livre. (opcional PC almoço em restaurante local). Em hora a combinar, transfer ao aeroporto e embarque em voo doméstico com destino a Nova Deli. Recolha de bagagem e novas formalidades de embarque em voo de regresso à sua cidade de origem, via cidade (s) de conexão. Chegada ao 10º DIA. Fim dos nossos serviços.

Possibilidade de incluir o jantar com os transfers aeroporto-restaurante-aeroporto mediante suplemento adicional – consulte-nos.

Nota: 3ª pessoa sem redução e apenas possível em cama extra de quartos duplos. Não aconselhável a 3 adultos. 

INÍCIOS ÀS 3ª / 5ª FEIRAS e Domingos: A 2ª NOITE E VISITAS EM NOVA DELI PASSAM, EVENTUALMENTE, PARA O FINAL DO ITINERÁRIO – SUJEITO A CONFIRMAÇÃO.


Notas


Mínimo de 2 participantes
Guia acompanhante em espanhol até Agra, guia local (espanhol) em Orcha, Khajuraho e Varanasi
Comboio Agra – Jhansi com ar condicionado
Transfers de chegada e saída poderão ser, eventualmente, com representante de língua inglesa

Tarifa base Lufthansa em classe L. Taxas de aeroporto (sujeitas a alterações) no valor de 430€.
Em caso de não disponibilidade desta companhia ou classes serão sempre dadas alternativas de voos de acordo com a melhor solução encontrada à data do pedido de reserva  
Suplementos aéreos sujeitos a alteração no momento de reserva. Os voos selecionados poderão não incluir bagagem de porão.

Voos domésticos Khajuraho / Varanasi / Nova Deli da responsabilidade do agente local, sujeito a disponibilidade. 

Índia – Visto obrigatório (não incluído)
As autoridades indianas exigem que os documentos de viagem (passaporte) tenham uma validade mínima de 6 meses.
O Governo indiano lançou o Programa e-Tourist Visa, destinado a facilitar a obtenção de visto para entrada no país, que abrange também, desde 15 de agosto 2015, os cidadãos portugueses. Assim, os cidadãos que reúnam as condições para obtenção de visto turístico poderão solicitá-lo online com uma antecedência mínima de 4 dias em relação à data da chegada à Índia. O visto é válido por 30 dias, podendo ser requerido 2 vezes em cada ano. Para mais informações, consultar: https://indianvisaonline.gov.in/visa/tvoa.html